Noticias

  • Homepage
  • >
  • [CAPACITY MEDIA]Brasil aposta na redução tributária para fortalecer o mercado de data centers

[CAPACITY MEDIA]Brasil aposta na redução tributária para fortalecer o mercado de data centers


O governo brasileiro lançou o ReData, novo regime tributário especial para incentivar investimentos em data centers no país. A medida reduz a carga de impostos sobre servidores, CPUs, GPUs e outros equipamentos de cerca de 52% para 18%–20%, com isenção de IPI, PIS e Cofins até 2027, além de zerar tarifas de importação para itens sem produção nacional.

A expectativa é atrair até R$ 2 trilhões (US$ 377 bilhões) em investimentos, fortalecendo a infraestrutura digital, gerando empregos qualificados e ampliando a competitividade do Brasil frente a países como Chile.

O presidente da ABDC, Renan Lima Alves, destacou que a iniciativa “gera empregos, fortalece a cadeia produtiva e amplia a infraestrutura digital, essencial para a competitividade global do Brasil”.

O programa traz exigências de sustentabilidade, como uso de energia renovável, menor consumo de água e armazenamento local de dados. Também prevê benefícios para instituições públicas como hospitais e universidades.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que o ReData fortalece a soberania digital, já que hoje 60% dos dados brasileiros estão hospedados no exterior. O presidente Lula defendeu a medida como parte da reforma tributária mais ampla e afirmou que o país está aberto a empresas de qualquer origem que cumpram a lei brasileira.

Com isso, o Brasil busca consolidar suas vantagens em energia limpa e infraestrutura de conectividade para ampliar sua participação no mercado global de data centers.

Link da matéria: (Capacity media)

Login