O governo federal sinalizou que a Medida Provisória do ReData, programa que reduz impostos sobre equipamentos de data centers, deve ser enviada em setembro. A medida pretende cortar a carga tributária de 52% para 18%, criando condições para atrair bilhões em investimentos internacionais hoje direcionados a países com regimes fiscais mais competitivos.
O Projeto de Lei Orçamentária de 2026 já prevê espaço para o programa, com renúncia fiscal sobre equipamentos de TI — como servidores, GPUs, switches e racks — incluindo alívio em PIS/Pasep, Cofins, IPI e Imposto de Importação (quando não houver similar nacional). Já as regras para obras civis, sistemas de energia e refrigeração devem entrar em vigor a partir de 2027, com a implementação da reforma tributária.
Segundo Renan Lima Alves, presidente da Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), “a economia moderna não existe sem data centers. Temos energia renovável sobrando e capacidade de exportar dados. Só precisamos de celeridade e previsibilidade”.
Link da matéria: PLATOBR